sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gonorréia


· O que é:

A gonorréia é uma doença sexualmente transmissível, também conhecida como: Blenorragia, uretrite, gonocócita, esquentamento, corrimento, escorrimento ou pingadeira.

· Agente causador:

É uma doença causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae.

· Como se manifesta/transmissão:                           Agente causador.
http://biology.clc.uc.edu/fankhauser/Labs/Microbiology/Prepared_Slides/Neisseria_gonorrhoeae_P7311249.jpgO período de incubação é de 2 a 10 dias. Afeta principalmente a uretra, tanto de homens como de mulheres. Pode comprometer o ânus e a faringe, resultando na obstrução do canal anal e alteração da voz. A probabilidade de contaminação de uma pessoa saudável com outra doente é de 90%. Na hora do parto a mãe corre o risco de passar a doença para o bebê, podendo  lhe causar deficiência no olho. É transmitida pelo ato sexual com o parceiro contaminado e sem camisinha, no parto normal quando a mãe estiver contaminada, ou de forma indireta quando, por exemplo, uma pessoa usa artigos de higiene íntima de uma amiga sua e esta estiver contaminada. Pode também se transmitir em vasos sanitários, se houver um ferimento proeminente na vulva feminina ou também o contágio por artefatos contundentes e seringas contaminadas.                                                                                  

                                                                                 
· Sintomas:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4d/SOA-arthritis.jpg/220px-SOA-arthritis.jpgPode acontecer de algumas mulheres com essa doença não apresentarem sintomas. Porém podem aparecer aproximadamente dez dias depois da contaminação. Quando apresentam nas mulheres, podem ser:

· Dores na região inferior do abdômen;

· Hemorragia ao urinar;

· Dor ao urinar;

· Ínguas na virilha;

· Ardor;                                                                          Artrite devido à Gonorreia.

· Pode ocorrer febre;

· Saída de secreção purulenta através da uretra.

Nos homens:

· Inflamação local;

· Infecção;

· Vermelhidão;

· Ardor;


· Incomodo ao urinar;

· Secreção com pus;

· Ínguas na região da virilha;


Raramente a bactéria se espalha pelo corpo através da circulação sanguínea. Isso pode acarretar danos à epiderme, à articulação, cérebro, faringe, olhos e válvulas cardíacas.


· Diagnostico e tratamento:

O diagnostico é feito pela analise do histórico do paciente pelo medico, vendo se há alguma doença genética, e pelo exame de secreção. O tratamento é realizado com o uso de antibióticos em geral aplicados em dose única. Era utilizada a penicilina, mas deixou de ser usada pelo motivo das bactérias adquirirem grande resistência a esse antibiótico. Por isso utilizamos a azitromicina e outros antibióticos, porém preferem-se medicações dadas em dose única, portando o paciente tomam o remédio na frente de seu médico. Quando o caso for de gonorréia ocular é utilizado colírios de nitrato de prata.

http://1.bp.blogspot.com/-3bbQJTEaG0M/Tlq8r43smHI/AAAAAAAAShI/slpy-ZlMHKY/s320/azitromicina.jpgPostos de saúde distribuem medicações gratuitamente para essa doença. Nesse período de tratamento e por mais de uma semana após, deve ser evitado bebidas alcoólicas e relações sexuais. Os parceiros dessas pessoas infectadas tem o dever de se consultar e realizar exames a fim de verificar se ouve o contagio. Não tratada de forma correta essa doença pode infeccionar os órgãos genitais, ocasionando esterilidade. Higiene é outra medida.


· Recomendações:

· O uso de camisinha é indispensável para prevenção dessa doença, além do pré-natal.

· Procurar assistência médica ao primeiro sinal de corrimento, secreção purulenta, coceira ou ardor ao urinar;

· Siga rigorosamente a prescrição médica para ter certeza de que a bactéria foi eliminada por completo.

http://cdn0.sempretops.com/wp-content/uploads/camisinha1.jpg

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário