sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Candidíase


· O que é:
A candidíase é uma doença que ataca qualquer parte da pele humana. Assume importância clinica quando há infecções na boca (candidíase oral), denominada popularmente de sapinho (não considerada DST), entorno dos olhos (candidíase ocular), mucosas vaginal benignas (candidíase vaginal), e infecções sistêmicas malignas em doentes com AIDS.
http://www.netxplica.com/images/seres/Candida.albicans.jpg

· Agente causador
candidíase é uma doença causada pelo fungo Cândida albicans, que é a espécie causadora mais frequente, causando mais de dois terços das infecções. A Cândida albicans faz parte de um grupo associado (microbiota) normal da vagina. Sua multiplicação e proliferação anormal é o que causa a candidíase vaginal.

·
 Como se manifesta/transmissão: 
A candidíase pode ser manifestada por baixa imunidade podendo estar relacionada ao estresse, e a doenças como diabetes. A transmissão pode ocorrer de algumas formas: contato com secreções provenientes da boca, vagina, pele e dejetos de doentes ou portadores desta doença. Pode ocorrer também a transmissão de mãe para o bebê, onde ocorre no momento do parto, e é chamada também de transmissão vertical. Na mulher, em geral ocorre a infecção primária, que é devido à fatores locais ou gerais que diminuem sua resistência imunológica. 
· Alguns sintomas
http://comofas.com/wp-content/uploads/2011/07/candida_nos_tecidos.jpg·  Candidíase oral: frequentes dores e vermelhidão na boca e mucosa, havendo manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha.
·  Candidíase nos órgãos genitais: frequentes a comichão (coceiras), vermelhidão e irritação da região exterior da vagina, bem como uma secreção branca e espessa no caso das mulheres e o inchaço, vermelhidão do pênis e prepúcio no caso dos homens.  
Essa doença pode afetar ambos os sexos, tendo diferenciações de sintomas entre homens e mulheres:
· Nas mulheres pode ocorrer: coceira na vagina e no canal vaginal, corrimento branco em grumos (partículas que se formam na urina infeccionada), parecido com a nata do leite. Pode ocorrer ardor local ou para urinar e dor durante as relações sexuais.
· Nos homens: Podem ocorrer pequenas manchas vermelhas no pênis, edema leve, lesões em forma de pontos e ainda coceira. Em casos mais graves podem ocorrer distúrbios gastrointestinais, respiratórios e outros problemas dermatológicos (na pele).
· Diagnóstico e tratamento: 
A doença pode afetar vários tecidos humanos, como por exemplo, na boca, que é chamado de sapinho, atacando principalmente as crianças . Outro exemplo pode ocorrer na pele, mucosas genitais, chamada Candidíase vulvovaginal, ocorrendo também, raramente em tecidos internos. O diagnóstico é feito pelo exame clinico ginecológico, de laboratório ou exame de Papanicolau. O tratamento pode ser feito através de medicações injetáveis na veia ou oral com antifúngico (agentes que previnem ou inibem a proliferação dos fungos, ou os destroem), como anfotericina B, derivados de azol entre outros, enquanto o das infecções superficiais é feito pela aplicação de antimicóticos tópicos como nistatina, clorimazol entre outros. Então, precisa-se determinar as causas, combatê-las e evitar o retorno de sua atividade. São úteis antimicóticos e pomadas antifúngicas de uso local. Quando não suficientes é melhor medicamentos via oral por tempo prolongado.

· Recomendações:
1.               Procure alimentar-se equilibradamente e ter uma vida saudável;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoFnFUz-KYouTT-tkEJP_CC3R3zV3BuWpDFigx9aUptgSRfaysXiihz3FgEOgPMbZ0wOsKQQb46M9-l00uc4zG_KSbR9SmLEkC0Scf7rKyyzVrKfB3EflPWDPkahcphy2BIeCDmwMFrPQ/s320/Frutas_Imagenes_Wallpaper.jpg
2.               Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumo;

3.               Use camisinha em todas as relações sexuais;

4.               Não se descuidar da higiene intima;

5.               Evitar roupas justas demais e de material sintético;

http://www.doistercos.com.br/wp-content/uploads/2012/07/camisinha05.jpg6.               Preferência pelo papel higiênico branco e sem perfume;

7.               Não usar absorventes internos;

8.        Siga criteriosamente as recomendações de seu médico.








Fontes:

http://comofas.com/wp-content/uploads/2011/07/candida_nos_tecidos.jpg





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário